A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Os dois. Grandes obras partem do imaginário das pessoas ou de histórias reais que são contadas em filmes. No caso da propriedade intelectual isso não seria diferente. Veja a seguir alguns filmes que retratam temas de propriedade intelectual como marcas, patentes e proteção de direitos autorais para te inspirar ou impedir de cometer os mesmo erros.
Jogada de Gênio (2008)
O filme narra a história de Robert Kearns, um cidadão norte americano que teve uma de suas invenções tecnológicas “roubada” pela Ford Motor Company. Kearns inventou um limpador de para-brisa com temporizador e ao perceber a grande criação que tinha feito, Robert tenta selar um contrato com a Ford, porém a companhia automotiva apenas se aproximou para descobrir como o objeto funcionava para depois copiar e introduzir em seus automóveis sem o consentimento de Kearns, o inventor. Esse filme aborda temas de propriedade industrial, intelectual e patentes.
A Rede Social (2010)
A história retratada no filme “A Rede Social” é sobre o surgimento do Facebook, em 2004, passando pelas batalhas judiciais de propriedade intelectual travadas, nos Estados Unidos, pelos seus criadores. Isso porque a ideia começa como uma plataforma para integração dos alunos da universidade, encomendada à Mark por outros estudantes, os irmãos Winklevoss. Mark, no entanto, levou a proposta ainda mais longe e acabou desenvolvendo a rede social por conta própria e sem comunicar aos irmãos, chamando atenção de investidores e tendo um rápido crescimento. A partir daí, o Facebook se desenvolve e iniciam-se as batalhas judiciais entre Zuckerberg e os irmãos Winklevoss por suposto “roubo de ideia” e, mais adiante, com o próprio Saverin, por conta de discordâncias sobre o negócio e pela tentativa do próprio Zuckerberg em excluí-lo da sociedade (inclusive do título de cofundador) de forma sorrateira.
Joy, o nome de sucesso (2015)
O filme conta a história real de Joy Mangano, empreendedora americana de sucesso conhecida por uma série de invenções e titular de 58 patentes protegidas nos EUA. Joy é uma mãe solteira que pausou sua vida para cuidar da família, mas que desde sempre foi muito criativa. Após ser demitida, acaba passando por problemas financeiros e precisa achar uma solução para isso. A mudança em sua vida acontece quando ela inventa um esfregão, a partir das suas necessidades do dia a dia, que é mais prático e seguro. E então Joy passa a correr atrás para garantir a produção e distribuição de sua invenção. Porém, ela enfrenta vários obstáculos, entre eles, pessoas querendo se aproveitar e até mesmo ganhar crédito por sua invenção.
Fome de Poder (2016)
Essa história conta como uma lanchonete se tornou uma gigante rede de fast-food. Tudo começou por volta dos anos 50, quando Roy Kroc, vendedor de máquinas de milk-shake, conhece o restaurante dos irmãos McDonald’s e vê um potencial incrível para um lugar que apresenta um custo mínimo e um grande número de clientes. Kroc logo se interessa pelo negócio e se candidata para trabalhar como representante comercial da marca. O trabalho estava dando certo e Kroc queria crescer cada vez mais, porém os irmãos não tinham a mesma ambição. Começou então uma discussão sobre a venda da empresa, que foi feita por 2,7 milhões de dólares, mais 0,5% na participação dos lucros. O problema foi que Kroc, nunca pagou a participação dos lucros, já que o acordo não foi formalizado por um meio de um contrato. Além de ter registrado a marca “McDonald’s” impedindo que verdadeiros idealizadores, os irmãos McDonald’s, pudessem utilizá-la, a fim de retomar a ideia e a concepção original do negócio.
Gostou das histórias dos filmes que apresentamos aqui? Para saber mais sobre a importância da marca para a sua empresa, assine nossa newsletter para receber artigos como esse diretamente no seu e-mail.